SEMINÁRIO SOBRE YURI GAGARIN

Olá pessoal! Empolgados com o nosso seminário? Já que nós falamos um pouquinho sobre Yuri Gagarin em nossas aulas, o que vocês acham de sabermos mais sobre a vida desse astronauta?
Isso é só o começo…Temos certeza de que nós vamos aprender muito no seminário que já está se aproximando…
Beijos!
Professoras dos 4°s. anos

YURI GAGARIN

O soviético Yuri Alekseievitch Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok-1. A missão, lançada do Cosmódromo de Baikonur, durou uma hora e 48 minutos, e consistiu de uma volta em órbita da Terra a 315 km de altitude. Ao olhar pela janela da nave, Gagarin constatou, fascinado: “A Terra é azul!”.

O astronauta era piloto militar graduado pela escola de Saratov em 1955 e pela unidade de treinamento de pilotos de caça Voroshilov Chkalovsk, em 1957. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960. Foi nomeado comandante do grupo em 1963.

Gagarin viajou pelo mundo para divulgar o programa espacial soviético, visitando inclusive o Brasil e os Estados Unidos. Devido à sua importância na propaganda de seu país, foi proibido de voltar ao espaço em agosto de 1967. No entanto, morreu em um acidente com um jato MIG-15, junto com o piloto Vladimir Seryogin.

O vôo da Vostok-1 foi totalmente automático. O painel de controle estava travado e Gagarin tinha uma chave para assumir somente em caso de necessidade – o que não aconteceu, apesar de o módulo de equipamentos não ter se separado da cápsula ao final da missão e provocar uma situação crítica ao queimar na reentrada na atmosfera terrestre.

Gagarin ejetou-se após a reentrada e desceu de paraquedas, como planejado. A União Soviética negou esse fato por anos, com medo de o voo não ser reconhecido pelas entidades internacionais, já que o piloto não acompanhou a espaçonave até o final.

Com a proeza de Gagarin, os soviéticos confirmaram seu pioneirismo no espaço: haviam lançado o primeiro satélite artificial, o Sputinik, em 1957, e, no mesmo ano, colocaram em órbita o primeiro ser vivo: a cadela Laika. A Vostok-1 foi precedida por dois voos não tripulados conhecidos como Korabl-Sputnik-4 e Korabl-Sputnik-5, que usaram a nave Vostok para testes.

 http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u286.jhtm

4 Respostas

  1. eu gostei muito adorei ficou demais

  2. Muito legal a história do Yuri Gagarin!
    Obrigado!

  3. Tia Carina adorei muito mais muito de saber um pouco mais sobre YURI Gagarin apessar de nos estarmos estudando isso .Tabém adorei fazer o seminario foi muito bom deu tudo certo agora já passa e como vc disse hoje-que era só o comesso que ate nas faculdade nós vamos cuntinuar tendo ceminarios.
    Um grande abraço :Marcela Fernanda Contreras 4 ano B

  4. eu gostei muito adorei ficou dimais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: